Candidatos do Enem fazem prova de Linguagens, Matemática e Redação neste domingo

Os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) fazem neste domingo (6) as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e a Redação. Eles terão cinco horas e 30 minutos para responder as 90 questões e elaborar o texto. 

Os portões abrem às 12h e fecham às 13h, no horário de Brasília. Com o horário de verão e diferenças de fusos horários, os estudantes precisam ficar atentos, pois vários estados estão com a hora local diferente da capital federal. A aplicação do exame começa 30 minutos após o fechamento dos portões.

Metade da prova será destinada a área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Ela abrange o conteúdo de língua portuguesa, literatura, artes, educação física, tecnologias da informação e língua estrangeira, que pode ser inglês ou espanhol, conforme a opção escolhida pelo participante no momento da inscrição.  Outras 45 questões serão de matemática.

Redação

A redação, um dos pontos que mais preocupa os candidatos do Enem, deve ser um texto argumentativo-dissertativo de, no máximo, 30 linhas. Ao escrever o texto, o candidato precisa defender uma opinião sobre o tema proposto apoiado em argumentos consistentes e, por fim, elaborar uma proposta de intervenção social para o problema apresentado.

Para fazer a prova, o estudante só pode levar caneta esferográfica preta de corpo transparente. Por precaução, é bom levar mais de uma. Lápis, lapiseiras, borrachas, relógios, óculos escuros, bonés, chapéus e similares não são permitidos.

Um documento de identidade original com foto deve ser apresentado ao fiscal de sala. De acordo com o edital do exame, RG, passaporte, carteira de trabalho, Carteira Nacional de Habilitação com foto, Certificado de Dispensa de Incorporação e Certificado de Reservista são considerados válidos para apresentação.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade.
Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Saiba mais