ASSINE
search button

Grande acordo de delação promete revelações de 75 executivos da Odebrecht, diz revista

Mais de 300 anexos devem ser divulgados nos próximos dias atingindo políticos de alto escalão

Compartilhar

Segundo matéria da revista Veja publicada esta semana, nos próximos dias deve ser realizado um grande acordo entre o Ministério Público e mais de 70 executivos da Odebrecht, além do ex-presidente da empreiteira, Marcelo Odebrecht, que vão revelar novas informações sobre histórias de corrupção no país.

Os últimos detalhes do acordo foram definidos há duas semanas, em uma reunião na qual foram apresentados 300 anexos com os resumos que cada delator se propõe a revelar à Justiça. “Haverá uma turbulência grande. Espero que o Brasil sobreviva”, afirmou o juiz da Lava Jato, Sergio Moro, sobre o conteúdo das delações.

De acordo com a revista, um dos advogados que participaram das negociações revelou que “o conteúdo desses anexos é avassalador. Se os executivos comprovarem o que dizem, a política será definida como a.O. e d.O - antes e depois da Odebrecht. A delação vem ganhando o apelido de “delação do fim do mundo”, nos bastidores da Lava Jato.

Nos escalões mais altos da política do país, são esperadas novas informações sobre o envolvimento do presidente Michel Temer com casos de corrupção. Temer teria participado de uma reunião com Marcelo Odebrecht na qual teria pedido uma doação de R$ 10 milhões para o PMDB. Além disso, José Serra e outros políticos de peso do PSDB, como Aécio Neves e Geraldo Alckmin, também podem aparecer nas delações.

Segundo a revista, Serra teria recebido R$ 23 milhões para sua campanha à presidência em 2010, com o dinheiro vindo diretamente das contas da empreiteira na Suíça. Alckmin teria recebido doações de campanha como contrapartida à participação da empreiteira nas obras do Rodoanel, em São Paulo. Ainda de acordo com a revista, “os detalhes das menções a Aécio são ainda mais vagos”. O tucano também teria recebido propinas da Odebrecht.

Também há expectativa sobre novas informações quanto aos favores que o ex-presidente Lula teria recebido da Odebrecht, como a reforma do seu sítio em Atibaia e o financiamento por meio de caixa dois pela empreiteira às campanhas de Dilma Rousseff.

A lista de pessoas que podem aparecer nas novas delações podem causar um estrago “quase ilimitado”, de acordo com a Veja. Nomes como o senador Romero Jucá e o prefeito do Rio Eduardo Paes, além do ministro Geddel Vieira Lima e o ex-governador Sérgio Cabral, também do Rio de Janeiro, podem surgir novamente nas novas delações.

A revista também considerou a possibilidade de queda do presidente da República Michel Temer devido às consequências da operação Lava Jato. Se Temer fosse retirado do governo ainda em 2017, o novo presidente seria escolhido em votação indireta no Congresso, com os votos dos 81 senadores e dos 513 deputados. A Folha de S. Paulo apurou que alguns dos nomes cogitados são o do ex-presidente do Supremo Tribunal Federal Nelson Jobim e do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. FHC tem vantagem, pois Jobim foi consultor da Odebrecht no começo da Lava Jato.