'HP': Brasil inclina para direita e coloca em risco legado da esquerda petista

Reportagem fala sobre o futuro dos programas sociais lançados por Lula

Matéria publicada nesta quarta-feira (5) pelo noticiário norte-americano The Huffington Post fala sobre o fim da era do Partido dos Trabalhadores após 13 anos no poder, sob gestão de Luiz Inácio Lula da Silva e sua sucessora Dilma Rousseff, deposta pelo Senado ha pouco mais de um mês. 

A reportagem lembra que em setembro, um juiz federal acusou Lula de corrupção, colocando ainda mais abaixo a popularidade do partido dos Trabalhadores, responsável por retirar milhões de brasileiros da extrema pobreza. 

O Huffington observa que a remoção de Dilma e as acusações que pesam sob o ícone da esquerda Lula lançaram uma enorme sombra a respeito do futuro dos programas que foram introduzidos e sustentados pelo PT. 

De longe, a mais importante conquista de Lula foi diminuir a desigualdade entre os pobres. Enquanto esteve no cargo, Lula seguiu uma agenda pragmática para equilibrar a reforma social com o crescimento econômico, produzindo não só ganhos significativos para a classe mais baixa, mas para todo o país.

> > The Huffington Post As Brazil Tilts Rightward, Lula’s Leftist Legacy Of Lifting The Poor Is At Risk

O Huffington afirma que em seus dois mandatos (8 anos) a economia cresceu, a pobreza diminuiu e os rendimentos e padrões de vida dispararam. Lula deixou o cargo em janeiro de 2011 com um índice de aprovação de 83 por cento. O reconhecimento internacional de suas realizações resultaram na realização da Copa do Mundo no Brasil em 2014 e também nos Jogos Olímpicos de 2016.

O autor da reportagem diz que de 1999 a 2014, produziu uma avaliação anual sobre a capacidade de se fazer negócios e investimentos nas 18 maiores economias da América Latina, da qual o Brasil é o maior. Durante este estudo, em viagens freqüentes ao Brasil relata que testemunhou a ascensão notável de Lula e seu Partido dos Trabalhadores (PT).

Agora, com Lula indiciado, sua sucessora cassada e o novo presidente prometendo levar o país para a direita, o que será que acontecerá com seu legado para os brasileiros pobres?

Será que o legado de Lula sobreviverá?

Huffington Post conclui que o PT ainda é o partido dos pobres, e Lula se encaminhando para um julgamento por envolvimento em corrupção não está claro quem vai representar os pobres daqui para frente.