No último dia 5, o sistema de reconhecimento facial que identifica passageiros de voos internacionais para serem fiscalizados começou a operar no aeroporto de Guarulhos.
Essa nova ferramenta trará maior agilidade no atendimento ao viajante na medida em que a atuação da Receita Federal recairá, preferencialmente, sobre passageiros que apresentem risco potencial de estarem praticando irregularidades aduaneiras e outras infrações, reconhecendo-os automaticamente e permitindo a sua seleção para uma fiscalização mais aprofundada,sem interferir no fluxo de passagem dos demais passageiros
O projeto de reconhecimento facial foi homologado na Alfândega de Guarulhos na última sexta-feira, após a realização do teste de aceitação na Unidade que avaliou a performance do sistema.
O inspetor-chefe da Unidade elogiou a ferramenta de fiscalização, implantada durante os Jogos Olímpicos no Brasil."O sistema de reconhecimento facial, junto com todo o sistema e-DBV,é o legado dos grandes eventos para o serviço de conferência de bagagemda Receita Federal. Com esses sistemas, realizamos a seleção, identificação e localização dos alvos. Um salto de qualidade imenso nos trabalhos da Alfândega", concluiu.