ASSINE
search button

Prisão de brasileiros que planejavam ataques nos Jogos repercute na mídia internacional

Jornais afirmam que grupo planejava ataque durante Olimpíadas do Rio

Compartilhar

A prisão de dez brasileiros supostamente ligados ao Estado islâmico que planejavam um ataque terrorista durante os Jogos Olímpicos repercutiu fortemente na mídia internacional. 

O jornal britânico The Guardian estampou que estes brasileiros supostamente ligados do grupo chamado Defensores da Sharia ainda não haviam escolhido nenhum alvo específico, mas trocavam mensagens via Telegram e WhatsApp.

>> Prisão de supostos terroristas repercute em jornais europeus, latinos e dos EUA

> > The Guardian Brazilian police arrest Isis-linked group over alleged Olympics attack plot

O jornal espanhol El País diz que a operação secreta, batizada de hashtag, foi desencadeada a poucos dias do início dos jogos pela Divisão Antiterrorismo, que investiga também as possíveis relações dos suspeitos com o Estado Islâmico. O jornal destacou que os possíveis atentados estavam em fase preparatória, e não contaria com apoio material ou financeiro do Estado Islâmico, o que caracterizaria uma ação de 'lobos solitários', assim como ocorreu em Orlando, nos Estados Unidos, e em Nice, na França.

> > El País Brasil arresta a sospechosos de planear atentados durante los Juegos Olímpicos

Outro veículo internacional que publicou imediatamente a notícia da prisão do grupo de brasileiros com ligação ao Estado Islâmico foi a agência inglesa BBC News, que destacou que um grupo extremista muçulmano brasileiro declarou lealdade aos terroristas do Estado Islâmico. De acordo com a agência de notícias, o grupo criou um canal aberto na rede social Telegram, chamado "Ansar al-Khilafah Brazil", onde escreveu: "Se a polícia francesa não consegue deter ataques dentro do seu território, o treinamento dado à polícia brasileira não servirá em nada".

> > BBC News Brazil Olympics: Ten arrested for 'plotting 'terror'

O jornal norte-americano The New York Times destacou a notícia sobre a prisão dos dez brasileiros com a manchete "Brasil prende 10 suspeitos de planejar ataque terrorista nas Olimpíadas". No texto, o NYT fala que A operação secreta é executada pela Divisão Antiterrorismo da Polícia Federal contra o grupo que, até aqui, é considerado a maior ameaça aos Jogos. Além dos mandados para a prisão temporária de dez pessoas, a Justiça Federal em Curitiba emitiu dois mandados de condução coercitiva e 19 de busca e apreensão no Amazonas, em Minas Gerais, no Rio de Janeiro, em São Paulo, no Paraná e no Rio Grande do Sul. O periódico acrescenta que os presos são considerados pelos investigadores uma célula do Estado Islâmico no Brasil. Com autorização judicial, a Divisão Antiterrorismo da PF monitorou diálogos do grupo, autointitulado “Defensores da Sharia” (a série de princípios religiosos, comportamentais e de costumes expressos nos textos sagrados muçulmanos e que influenciam do modo de vida às Constituições de alguns países), em redes sociais, sobretudo via Facebook e Twitter, e por aplicativos de troca de mensagens.

> > The new York Times Brazil Arrests 10 in Terror Plot as Olympics Near, Officials Say

O jornal argentino Clarín também destaca a entrevista do Ministro da Justiça. “Foram presas 10 pessoas”. 

O jornal norte-americano USA Today publicou uma grande matéria sobre a prisão dos brasileiros presos por suspeita de planejar ataque terrorista nas Olimpíadas do Rio. Segundo a reportagem, as investigações começaram em abril. Os presos participavam de grupos nas redes sociais e em aplicativos como WhatsApp e Telegram. Por meio de mensagens, eles manifestavam apoio aos atos terroristas praticados em outros países e, por conta dos Jogos Olímpicos, planejavam atacar o Brasil. 

O USA Today fala que os homens presos moravam em Estados diferentes, e apenas dois deles já haviam mantido contato pessoalmente. Um dos integrantes pretendia ir ao Paraguai para adquirir um fuzil. Embora eles tenham realizado o batismo no Estado Islâmico, repetindo palavras de juramento ao grupo extremista, o ministro da justiça do Brasil explicou que se tratava de um grupo amador.

> > USA Today 10 arrested for allegedly planning attack involving Rio Olympics