ASSINE
search button

'The Telegraph': Grupo de extremistas brasileiros declaram lealdade ao EI

Jornal britânico fala sobre site e grupo de mensagens ao EI e alerta para as Olimpíadas

Compartilhar

Matéria publicada nesta quarta-feira (20) no jornal britânico The Telegraph, diz que um grupo de extremistas no Brasil declarou lealdade ao Estado Islâmico faltando menos de três semanas para o país sediar os Jogos Olímpicos de 2016.

Segundo a reportagem, um canal brasileiro no aplicativo de mensagens Telegram publicou mensagem declarando lealdade ao líder do Estado Islâmico (EI), Abu Bakr al-Baghdadi. O canal aberto é denominado "Ansar al-Khilafah Brazil". Ainda de acordo com o grupo de monitoramento, uma mensagem divulgada no canal afirma: "Se a polícia francesa não pode impedir os ataques na França, então seu treinamento para a polícia brasileira não servirá".

O texto do jornal britânico fala que um grupo de extremistas brasileiros estariam se aliando ao Estado Islâmico antes da realização dos Jogos Olímpicos no país. Acredita-se ser a primeira declaração pública de um grupo na América do Sul.

> > The Telegraph Brazil extremists declare loyalty to Islamic State in first public declaration in South America, weeks ahead of Olympics

"Eu prometo usar sempre vermelho" - foram as palavras utilizados pelo twitter de uma mulher síria, que como todos sabem, são forçados a usar preto. 

"Pledge vem um pouco antes dos Jogos Olímpicos", ela twittou em seguida". 

De acordo com o Telegraph, Rita Katz, diretora do site de Inteligência, teria dito em um post no Twitter, ressaltou que o grupo está aproveitando o momento para espalhar a ideologia extremista antes da competição esportiva. No fim de maio, o Estado Islâmico criou o primeiro canal em português da organização, também dentro do Telegram. A página, para propaganda do califado, é uma versão em português do já existente "Nashir Channel".

O jornal acrescenta que o esquema de segurança aumentou após o ataque de Nice, que matou 84 pessoas. Na semana passada, um inquérito sobre os ataques de Paris revelou que um complô contra a delegação olímpica francesa teria sido citado em um relatório, antes dos Jogos.

O Comitê Olímpico revelou que quatro pessoas com supostas ligações com o terrorismo teriam sido recusadas pelo credenciamento da Rio 2016, finaliza o The Telegraph.