A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) participou esta semana de uma força-tarefa para coibir irregularidades no mercado de combustíveis na região metropolitana de Curitiba. A operação também teve a participação do Ministério Público do Paraná e do Instituto de Pesos e Medidas (Ipem-PR).
Os fiscais inspecionaram nove postos revendedores de combustíveis nos municípios de Curitiba, Pinhais e São José dos Pinhais. A ação resultou na autuação de quatro postos: dois por não atualizarem dados cadastrais, um por não manter o Registro de Análise da Qualidade (RAQ) e um porque estava com termodensímetro (equipamento que permite ao consumidor verificar a qualidade do etanol) quebrado.
Também foram coletadas amostras de combustíveis para análise em laboratório credenciado.
Em nota, a ANP informou que tem intensificado as ações de fiscalização em todo o país, inclusive a partir de denúncias de consumidores.
Desde 2013, a agência tem reforçado parcerias com outros órgãos públicos para as forças-tarefas. Em 2015, foram realizadas 87 forças-tarefa em todo o Brasil. Este ano, o número já chega a 60.