Michel Temer recebe deputados italianos em Brasília

Delegação está em missão no Brasil nesta semana

Uma delegação da Câmara dos Deputados da Itália participou na última terça-feira (5) de uma missão no Congresso brasileiro, em Brasília.    

Guiado pela vice-presidente da Casa, Marina Sereni, o grupo ainda incluiu os deputados ítalo-brasileiros Renata Bueno e Fabio Porta, além do também parlamentar Mirko Busto. Eles participaram da quinta reunião da Comissão de Colaboração Itália-Brasil, que discutiu temas como economia, cultura e ambiente.    

No mesmo dia, a delegação foi recebida pelo ministro da Defesa Raul Jungmann e pelo presidente interino Michel Temer. Já na quarta-feira (6), os italianos participaram de uma audiência pública sobre imigração na Comissão de Relações Exteriores da Câmara, se encontraram com a senadora Kátia Abreu e abriram uma mostra sobre a participação brasileira na libertação da Itália do nazifascismo.    

Nesta quinta (7) o grupo está no Rio de Janeiro, onde participa de encontros no Consulado italiano na capital fluminense e visita a "Casa Italia", espécie de "sede" do país para as Olimpíadas de 2016. Antes, na última segunda-feira (4), estiveram em São Paulo para reuniões com membros da comunidade italiana.    

"Estou satisfeita com a missão. Tinha temores por causa do impeachment e da precariedade da situação política", afirmou Marina Sereni. Segundo a vice-presidente da Câmara dos Deputados da Itália, as instituições brasileiras são fortes e o país pode superar esse momento de crise. Ainda de acordo com ela, há um grande interesse no Brasil pela Itália, principalmente em áreas como ambiente e imigração.    

Sereni contou que muitos perguntaram a ela sobre os efeitos da saída do Reino Unido da União Europeia, ao que ela respondeu que a chamada "Brexit" é fruto da "instrumentalização" da crise migratória. A delegação retornará para a Itália nesta sexta-feira (8).