ASSINE
search button

Machado afirma que Michel Temer acertou propina para campanha de Chalita

Compartilhar

O ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado afirmou, em  seu acordo de delação premiada, que o presidente interino Michel Temer negociou com ele o repasse de R$ 1,5 milhão de propina para a campanha de Gabriel Chalita, então candidato do PMDB à Prefeitura de São Paulo em 2012.

De acordo com a delação, Machado teria afirmado que o acerto do repasse ocorreu em setembro daquele ano. O pagamento foi feito por meio de doação eleitoral pela empreiteira Queiroz Galvão, contratada da Transpetro. As informações são da Folha de S. Paulo.

>>Veja quem são os políticos citados na delação de Sérgio Machado

De acordo com a reportagem, o delator teria afirmado que Temer pediu ajuda porque a campanha de Chalita estava com dificuldades financeiras. A conversa teria ocorrido numa sala reservada da base aérea. "Michel Temer então disse que estava com problema no financiamento da candidatura do Chalita e perguntou se o depoente poderia ajudar; então o depoente disse que faria um repasse através de uma doação oficial", diz o documento de sua delação.

Ainda segundo Machado, o contexto da conversa deixava claro que o que Michel Temer "estava ajustando com o depoente era que este solicitasse recursos ilícitos das empresas que tinham contratos com a Transpetro na forma de doação oficial para a campanha de Chalita", continua.

As declarações de Machado na delação explicam um diálogo gravado com o ex-presidente José Sarney. O presidente interino, Michel Temer, negou que tenha pedido doação a Sérgio Machado para a campanha de Gabriel Chalita. Michel Temer disse também que nunca se encontrou em lugar inapropriado com Sérgio Machado.

Veja o diálogo entre Machado e Sarney onde o ex-presidente da Transpetro fala do pedido de Michel Temer:

MACHADO: Você acha que a gente consegue emplacar o Michel sem uma articulação do jeito que esta...

SARNEY: Não. Sem articulação, não. Vou ver o que acontecendo, vou no Michel hoje...

Machado revela que contribuiu com Temer, ajudando na campanha do "menino", que para os investigadores é Gabriel Chalita, candidato à Prefeitura de São Paulo pelo PMDB em 2012:

MACHADO: O Michel presidente... lhe dizer... eu contribuí pro Michel.SARNEY: Hum.

MACHADO: Eu contribuí pro Michel... Não quero nem que o senhor comente com o Renan... Eu contribuí pro Michel para a candidatura do menino [Gabriel Chalita, do PMDB-SP]... Falei com ele até num lugar inapropriado, que foi na base aérea.

Sarney aparenta preocupação com a revelação e quer saber se uma ajuda que ele próprio recebeu de Machado é do conhecimento de mais alguém:

SARNEY: Mas alguém sabe que você me ajudou?

MACHADO: Não, sabe não. Ninguém sabe, presidente.

>> Veja a reportagem na íntegra