ASSINE
search button

Letícia Sabatella entrega carta sobre impeachment ao Papa Francisco

A juíza Kenarik Boujikian Felippe também esteve na reunião com Pontífice

Compartilhar

A atriz Letícia Sabatella e a juíza Kenarik Boujikian Felippe, do Tribunal de Justiça de São Paulo, se reuniram com o Papa Francisco nesta segunda-feira (9) para denunciar o processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff e a crise política no Brasil. 

Na ocasião, foi entregue ao líder religioso uma carta escrita pelo advogado Marcello Lavenère, membro da Comissão Brasileira e Justiça e Paz da Conferência Nacional de Bispos do Brasil (CNBB) e um dos principais críticos à saída de Dilma.

Lavenére, que é ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, defendeu no documento a tese de que o processo não tem base jurídica e poderia ser caracterizado como golpe. 

"Por não ter fundamento jurídico-constitucional, o 'impeachment', se vier a ser aprovado, representará, insofismavelmente, uma violação gravíssima à Constituição da República, desrespeitando a soberania popular expressa na eleição, devendo ser entendido como um verdadeiro 'golpe parlamentar de estado'".

O jurista, que escreveu a carta a pedido de João Pedro Stédile, líder do MST, comentou que, caso o impeachment se concretize, outros países da América Latina podem sofrer impactos. 

"Esta conjuntura tem réplicas em outros países sul-americanos em que governos com a mesma orientação contrária à visão neoliberal e em favor de políticas de inclusão foram ou estão na iminência de serem estabilizados."

O site Brasil de Fato divulgou o documento na íntegra no site.