ASSINE
search button

Vazamento de grandes proporções atinge todos os andares da Biblioteca Nacional

Servidores denunciam problemas com manutenção em prédio centenário

Compartilhar

Um dos maiores patrimônios públicos do país, a Biblioteca Nacional, no centro do Rio, tem sido atingida frequentemente pelas chuvas de verão deste ano. Na última sexta-feira (19), a Associação de Servidores da Fundação Biblioteca Nacional (ASBN) denunciou os problemas com a manutenção do prédio centenário da Cinelândia e publicou em sua página do Facebook fotos que mostram vazamentos até mesmo no quinto andar do edifício.

Ainda de acordo com a ASBN, o prédio não possui laudo de vistoria predial, engenheiro responsável pelo edifício. "A ASBN quer explicações e garantias para que servidores e colaboradores possam trabalhar em segurança", reivindica a associação.

A ASBN publicou manifesto em sua página:

"Desde 2012 vimos alertando sobre diversos acidentes que vem ocorrendo no prédio, tanto interna quanto externamente. Os vazamentos e outros fatos (elevadores precários, sistema elétrico inadequado, equipamentos de ar obsoletos..) vem trazendo intranquilidade e iminência de riscos a servidores e trabalhadores do prédio-sede, pois a Direção não dispõe de engenheiro qualificado, responsável pela edificação. O edifício data de 1907, desconhecemos qualquer laudo de vistoria predial que nos garanta segurança para permanecermos ali.

Tragédias são noticiadas todos os dias envolvendo desabamento, queda de coberturas, marquises, vazamentos e INCÊNDIOS!

A completa falta de atenção e descuido com a manutenção dos prédios da Biblioteca Nacional vem agravando a situação e aumentando a insegurança de todos.

NÃO POSSUÍMOS ALVARÁ DOS BOMBEIROS! NÃO POSSUÍMOS LAUDOS DE VISTORIA PREDIAL!

Essas negligências revertem-se em grandes prejuízos aos COFRES PÚBLICOS e podem gerar acidentes com danos irreversíveis e perdas de vidas !

O acervo está morrendo! A Real Biblioteca e todas as coleções formadoras vêm sofrendo com as altas temperaturas dos armazéns, vazamentos e fungos!

Temos que salvar a BIBLIOTECA NACIONAL ! Ela é um dos MAIORES TESOUROS DA HUMANIDADE!

BASTA DE DESCASO!"