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Nos aeroportos brasileiros, pontualidade chega a 93,5% no Carnaval 

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Ministro Guilherme Ramalho afirma que índice revela gestão eficiente, resultado do trabalho combinado de gestores públicos e privados; aeroporto de Recife, além de ter sido o mais pontual, foi o terminal com maior índice de satisfação do passageiro no período.

A Secretaria de Aviação da Presidência da República fechou nesta quarta-feira (17) o balanço da Operação Carnaval 2016, realizada de 4 a 15 de fevereiro em sete aeroportos com maior fluxo de passageiros durante a festa popular brasileira. Apenas 6,52% dos 16.209 voos programados no período decolaram com atraso superior a 30 minutos. 

O resultado está dentro da meta de desempenho estabelecida pelo governo federal, que é manter os atrasos abaixo de 15%. O índice médio de pontualidade registrado, no período, foi de 93,5%. O terminal mais pontual foi o de Recife (3,91% de atrasos), seguido por Brasília (4,68%), Santos Dumont (4,98%), Salvador (6%), Galeão (6,13%), Congonhas (6,54%) e Guarulhos (9,46%). Juntos, os sete aeroportos representam 55% da movimentação anual de passageiros no País. 

Para o ministro da Aviação, Guilherme Ramalho, a pontualidade revela gestão eficiente, resultado do trabalho combinado de gestores públicos e privados. ?No setor aéreo, o trabalho integrado é uma política compartilhada por governo, iniciativa privada, gestores e operadores. Quando um número vai bem, é sinal que a atividade, como um todo, funcionou de acordo com as regras, responsabilidades e todo o planejamento pensado para o atendimento ao passageiro?, analisa. Em uma escala de 1 a 5, a satisfação do passageiro nestes terminais alcançou nota 4,08, o que significa um patamar entre ?bom e muito bom?. 

Recife teve o melhor aeroporto durante a Operação Carnaval 2016, segundo avaliação dos viajantes ouvidos na pesquisa permanente da Secretaria de Aviação, atingindo nota 4,35. O terminal da capital pernambucana também foi o mais ágil nos procedimentos de imigração: em média, 3 minutos por passageiro. Guarulhos foi o segundo melhor aeroporto do índice de satisfação, com 4,33 pontos. Além disso, o terminal internacional não registrou filas para procedimentos de aduana (nada a declarar), com atendimento imediato. 

Em Congonhas, no centro de São Paulo, a satisfação alcançou 4,26. Brasília registrou a melhor média de tempo para atendimento no balcão de check-in internacional: 3 minutos. A satisfação do passageiro no aeroporto da capital federal obteve nota 4,08. No terminal do Galeão, foi registrado atendimento sem filas para procedimentos de inspeção de segurança. Já o aeroporto Santos Dumont registrou os melhores tempos de atendimento no balcão de check-in doméstico (3 minutos) e também para a restituição de bagagem doméstica (18 minutos). MOVIMENTAÇÃO - A Secretaria estima que entre 4 e 15 de fevereiro, 5 milhões de viajantes tenham passado pelos sete aeroportos da Operação (entre chegadas e partidas). 

A projeção é calculada com base na oferta de assentos das companhias aéreas, e considerando uma ocupação média de 85%. Os picos de movimentação nos sete terminais que integram a Operação foram registrados no dia 5, com cerca de 461 mil passageiros transportados, seguido do dia 10, com 458,5 mil viajantes. Os terminais de São Paulo (Guarulhos e Congonhas) tiveram, juntos, a maior movimentação no período: 2,31 milhões de pessoas. A Operação Carnaval é planejada pelo Comitê Técnico de Operações Especiais (CTOE), sob coordenação da Secretaria de Aviação. O planejamento operacional do setor aéreo para eventos e atividades especiais é focado no reforço de serviços e atendimento nos terminais. 

As medidas visam reforçar serviços e atendimento nos terminais, garantindo fluidez à atividade aeroportuária durante o Carnaval. FIM DE ANO COM RECORDE - O índice de pontualidade de decolagens durante a Operação Fim de Ano, também coordenada pela Secretaria de Aviação, registrou o melhor resultado dos últimos nove anos: 91,9%. Das 55.673 decolagens realizadas entre 10 de dezembro a 10 de janeiro, apenas 8,1% dos voos partiram com atraso. 

O percentual representa desempenho recorde da série histórica iniciada em dezembro de 2007, quando os voos atrasados chegavam a 30% das partidas realizadas. Na operação do ano passado, a proporção de atrasos em relação às decolagens foi de 10,8%.