O primeiro-secretário da Câmara dos Deputados, Beto Mansur (PRB-SP), informou, há pouco, que o Plenário deve votar ainda nesta quarta-feira (3) um projeto de resolução alterando a distribuição de cargos a partidos na Casa. Mansur explicou que a medida é necessária para atender às novas legendas que surgiram no ano passado: a Rede Sustentabilidade (Rede) e o Partido da Mulher Brasileira (PMB).
“Os partidos que foram criados agora precisam de espaço e de cargos de servidores de natureza especial para poderem funcionar. Houve uma discussão na reunião de líderes e deve ser votado hoje", explicou Beto Mansur.
Ele pretende apresentar também um segundo projeto de resolução, que valeria a partir da próxima legislatura e cobriria as eventuais mudanças de tamanho de bancadas.
"Vou fazer um estudo para que possamos aprovar uma nova resolução para valer em 2019: o partido que eventualmente perder deputados vai perder proporcionalmente o número de cargos que ele detém. Se o parlamentar, por decisão do Supremo Tribunal Federal, leva o tempo de televisão e o fundo partidário, ele também deveria levar proporcionalmente a estrutura de cargos que tem na Casa, o que é uma coisa correta”, ressaltou o parlamentar.