O presidente do PT, Rui Falcão, fez uso de sua conta no Twitter para lembrar que os atos anti-Dilma deste domingo (13) acontecem no aniversário do Ato Institucional nº 5 (AI-5). A medida, utilizada em plena Ditadura Militar, aconteceu há 47 anos.
O AI-5 deu plenos poderes ao presidente-marechal Artur da Costa e Silva. O ato também autorizou o fechamento do Congresso Nacional e a intervenção do governo federal nos estados, além de institucionalizar a censura prévia e suspender o habeas corpus em casos de crimes políticos.
O AI-5 é considerada medida mais extrema adotada pela ditadura brasileira. "13/12/1968 - a ditadura baixou o Ato Institucional nº 5 e acabou com as liberdades democráticas no País", escreveu Rui Barbosa nas redes sociais. A mensagem foi compartilhada pelo senador Humberto Costa (PE), líder do PT no Senado. Ele completou o texto dizendo que estão todos "juntos contra o golpe".
O PT também se pronunciou em sua conta própria no Twitter. "AI-5 nunca mais!", pede a sigla por meio da hashtag #NãoVaiTerGolpe. A deputada Jandira Feghali (RJ), líder do PCdoB, escreveu: "Essa movimentação nas ruas é homenagem ao AI-5 ou é só impressão?".