ASSINE
search button

Rompimento de barragem em MG deixa um morto e 16 desaparecidos

Equipes retomaram as buscas nesta sexta-feira

Compartilhar

Os bombeiros retomaram na manhã desta sexta-feira (6/11) as buscas por pessoas desaparecidas, depois do rompimento de duas barragens em Bento Rodrigues, distrito de Mariana, na Região Central de Minas Gerais. A tragédia aconteceu por volta das 16h20 desta quinta-feira (5), na rua Perimetral do Ouro.

<<Rompimento de barragem: ginásio de Mariana já recebe doações para desabrigados

<<Seis pacientes recebem alta de hospital de Mariana; um continua internado

Equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros de Ouro Preto confirmaram uma morte e o desaparecimento de 16 pessoas. A vítima seria um homem que teve um enfarte quando houve o rompimento. A identidade dele ainda não foi divulgada.

Dois tratores estavam na região para tentar abrir uma estrada e chegar até as pessoas ilhadas. Um ônibus com bombeiros civis, técnicos em enfermagem e voluntários foi para Santa Rita Durão, também distrito de Mariana, para fazer o socorro.

Na noite desta quinta, a lama já tinha atingido o distrito de Paracatu de Baixo e destruído ao menos 30 casas, segundo informações da Guarda Municipal de Mariana.

A prefeitura preparou um ginásio esportivo e o prédio de um colégio profissionalizante para receber os desabrigados.

O diretor do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Extração de Ferro e Metais Básicos de Mariana (Metabase), Valério Vieira dos Santos, afirma que entre 15 e 16 pessoas teriam morrido e 45 estão desaparecidas, mas ainda não há números oficiais de vítimas.

De acordo com o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), órgão responsável pela fiscalização de barragens de rejeitos, a barragem de Fundão é considerada de baixo risco, e o rejeito de minério, inofensivo para a saúde.

A Defesa Civil da cidade emitiu alerta pedindo que todos os moradores do distrito de Bento Rodrigues, onde fica a Mina Germano, da Barragem Fundão, deixem suas residências. A população foi orientada a seguir para o distrito de Camargos, que é mais alto e seguro.