ASSINE
search button

Dilma: "Todos têm direito de criticar. Mais ainda Lula, que é muito criticado por vocês"

Presidente comentou as declarações do ex-presidente sobre o PT

Compartilhar

A presidente Dilma Rousseff comentou, nesta terça-feira (23), as declarações do ex-presidente Lula sobre o PT. Questionada sobre o que achava das críticas de Lula, ela falou: "Todo mundo tem o direito de criticar. Mais ainda o presidente Lula. Até porque ele é muito criticado por vocês."

O ex-presidente afirmou na segunda-feira (22) que "o PT precisa construir uma nova utopia" e defendeu uma "revolução interna no partido". "Queremos salvar a nossa pele, nossos cargos, ou queremos salvar o nosso projeto?", indagou.

>> O PT precisa construir uma nova utopia, diz Lula

Dilma anunciou, em evento com atletas brasileiros que vão ao Pan-Americano no Rio de Janeiro, a substituição da representação do governo federal no Conselho Público Olímpico (CPO). A presidência do órgão, que era assumida por Henrique Meirelles, agora ficará sob a responsabilidade de Luiza Trajano.

A decisão foi tomada em uma reunião fechada com a participação da presidenta, do prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB), do governador Luiz Fernando Pezão (PMDB) e de  representantes de comitês envolvidos na organização da Olimpíada de 2016, no Parque Olímpico Maria Lenk, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.

Dilma considerou que a indicação de Trajano é de "altíssima qualidade", sendo ela uma profissional de grande potencial. Segundo a presidente, o afastamento de Meireles aconteceu por pedido dele, em função das suas atividades profissionais. Além desta novidade, Dilma disse que reuniões sistemáticas estão sendo realizadas por este grupo de trabalho com a finalidade de garantir "a melhor olimpíada". 

"É uma mulher empreendedora, batalhadora e com grande capacidade e eficiência. Além disso, aproveitamos a reunião para discutir questões gerais sobre o evento e queremos garantir a melhor Olimpíada realizada até hoje, com a melhor organização. Conversamos sobre a eficiência do processo e os principais desafios que ainda temos pela frente. Acredito que teremos um evento de qualidade e que será um exemplo para o mundo", disse a presidente.

A reunião foi precedida pela comemoração do Dia Olímpico, celebrado nesta terça-feira. Durante o evento, foi apresentada a mascote do Time Brasil para os Jogos Olímpicos de 2016, a onça-pintada Ginga. Pezão e Dilma puderam assistir a apresentações de saltos ornamentais e nado sincronizado de atletas que embarcam em breve para Toronto, onde disputarão medalhas nos Jogos Pan-Americanos.

"Teremos milhares de pessoas no Rio de Janeiro no ano que vem participando de um evento que comemora a paz entre os povos e a expressão maior da humanidade de se superar. Desejo muita sorte e sucesso a todos os atletas que vão participar desta grande competição", afirmou a presidente.

>> A atletas que vão ao Pan, Dilma fala em superação

O Conselho Público Olímpico é formado por representantes dos governos federal, estadual e municipal, tendo por finalidades a aprovação ou modificação do estatuto e do orçamento da APO; a aprovação da Carteira de Projetos Olímpicos; a nomeação dos membros do Conselho de Governança e do Conselho Fiscal, bem como a aprovação da Matriz de Responsabilidades.