ASSINE
search button

Datafolha: apesar da crise, simpatizantes do PT ainda são maioria

Petistas são 11%; tucanos, 9%; e peemedebistas, 6%

Compartilhar

Pesquisa Datafolha feita na semana passada, e divulgada nesta segunda-feira pelo jornal Folha de S. Paulo, mostra que, apesar da crise do PT, os simpatizantes do Partido dos Trabalhadores ainda são maioria, embora a preferência pelo PSDB tenha aumentado de 5%, em fevereiro, para 9% agora.

Segundo o Datafolha, 11% dos brasileiros aptos a votar declararam-se simpatizante do PT. Portanto, de acordo com o instituto, configura-se um empate técnico entre os dois partidos que polarizaram todas as disputas pela Presidência da República desde 1994, já que a margem de erro do levantamento é de dois pontos para mais ou para menos.

A preferência partidária do eleitorado brasileiro é investigada pelo Datafolha desde 1989. O PT liderou as 137 pesquisas do gênero nesses 26 anos. Seu melhor desempenho ocorreu em março de 2013, também com Dilma Rousseff na Presidência, quando foi citado como o partido preferido por 29%.

Caiu em junho de 2013, após as grandes manifestações que se espalharam pelo país, mas jamais abaixo de 15% em seu primeiro mandato. O piso foi rompido neste ano, quando marcou 12% em fevereiro. Em março foram 9%, marca que não ocorria com o PT desde 1994. Em abril, 13%.

No período da gestão do ex-presidente Lula (2003-2010), a preferência pelo PT variou entre 15%, no pior momento, e 26%, na última pesquisa realizada durante o seu mandato.

Ainda segundo a pesquisa, o PMDB tem 6% das preferências nacionais. PSB, PV e PSOL têm 1% cada. As demais agremiações não são citadas ou sequer chegam a 1%.

O instituto ouviu 2.840 pessoas em 174 municípios nos dias 17 e 18 de junho.