Na última quarta-feira (20/05), a Secretaria de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas, em busca de estreitar a comunicação com as rádios do interior, lançou a Rádio Sedinor Idene. O objetivo é garantir eficiência e rapidez com baixo custo, já que os conteúdos são produzidos e editados pela própria Secretaria.
Os áudios são enviados via e-mail para as rádios do interior cadastradas na Secretaria, além de serem publicados no canal Rádio Sedinor Idene, da rede social Youtube. Essa ação irá permitir uma maior agilidade às rádios do interior no que diz respeito à transmissão dos conteúdos fornecidos.
O rádio ainda é o meio mais acessível e econômico para a população e, com isso, consegue atingir todas as classes sociais, além de chegar aonde nenhum outro veículo de comunicação chega. De acordo com a primeira edição da "Pesquisa Brasileira sobre Hábitos de Consumo de Mídia pela População Brasileira", feita em 2014, a rádio é a terceira força dos meios de comunicação no Brasil, atrás apenas da televisão e da internet.
Com o passar dos anos, o rádio se transformou e adaptou à medida que as novas tecnologias surgiam e avançavam. Mesmo com o surgimento de outros meios de comunicação ele ainda é uma forma rápida e eficaz de transmitir informação. A intenção da Sedinor é, com esse novo veículo de comunicação, alcançar uma maior abrangência em sua área de atuação.
A Secretaria observou a importância da produção desse tipo de conteúdo para as rádios, principalmente para divulgar as ações realizadas no Norte e Nordeste de Minas. A Rádio Sedinor Idene será essencial principalmente na divulgação dos programas Água para Todos, Leite pela Vida, Brasil Alfabetizado, Artesanato em Movimento e o Programa de Combate à Pobreza Rural (PCPR). Todos eles são voltados à redução das desigualdades e consequente o desenvolvimento das regiões do Vale Jequitinhonha, Mucuri, Rio Doce, Noroeste e Norte de Minas.