Confira os gabaritos oficiais das provas do Enem

 O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) divulgou, nesta quarta-feira (12), os gabaritos oficiais das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizadas no último fim de semana.

No sábado, os estudantes fizeram provas de Ciências Humanas (História, Geografia, Filosofia, Sociologia) e da Natureza (Biologia, Química e Física).  No domingo, as questões abrangeram Linguagens e Códigos (Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira, Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação) Matemática e Redação. 

O resultado das provas vai ser revelado em janeiro de 2015, quando, através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), os candidatos poderão aplicar suas notas em diferentes universidades, tentando uma vaga. 

Confira os gabaritos:

Sábado

>> Prova amarela

>> Prova rosa

>> Prova azul

>> Prova branca

Domingo

>> Prova amarela

>> Prova rosa

>> Prova azul

>> Prova cinza

O Enem contou com 8,7 milhões de inscritos em todo o país. Nos dois dias de prova, 1.519 candidatos foram eliminados, sendo 236 por uso indevido de celular. O percentual de abstenções neste ano chegou a 28,64%, contra 29% no ano passado. Em 2013, o total de eliminações chegou a cerca de 1.500.

Os resultados  poderão ser utilizados para ingressar numa universidade, conseguir bolsas do Prouni, ajuda de Financiamento Estudantil (Fies), conseguir bolsas do Ciências Sem Fronteiras e diploma de ensino médio. 

Para conseguir uma bolsa do Prouni, o candidato precisa conseguir um mínimo de 400 pontos no Enem, entre outros requisitos. As bolsas oferecidas variam de 50% até 100%, em diversas universidades conveniadas. 

Estudantes que queiram solicitar ajuda no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) devem fazer o Enem. Não há nota mínima obrigatória. Pelo Fies é possível conseguir empréstimos para financiar seu curso, com taxa de juros de 3,4% ao ano para todos os cursos. 

Para interessados no Ciências Sem Fronteiras, o Enem passou a ser obrigatório a partir de 2013. É preciso ter feito qualquer edição do Enem a partir de 2009 e conseguido a média mínima de 600 pontos.  Os candidatos também são avaliados de acordo com seu aproveitamento acadêmico na universidade.

Candidatos com mais de 18 anos que não tem certificado de ensino médio podem conseguir através do Enem. A pontuação mínima é 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento e 500 pontos na redação. É preciso, porém, ter feito essa solicitação na hora da inscrição.