Em 2012, 'JB' elegeu Campos Personalidade Brasil de Ação Ambiental

No dia 28 de maio de 2012 (e não no dia 5, como foi anteriormente noticiado), o então governador de Pernambuco Eduardo Campos, que herdou do avô Miguel Arraes a sensibilidade para o tema água, recebeu, na sede do Sistema Firjan, o prêmio de Personalidade Brasil de Ação Ambiental, pelas iniciativas que adotou no estadoque democratizaram  o uso da água e, ainda, promoveram o seu desenvolvimento sustentável.  

Além da homenagem de Personalidade Brasil de Ação Ambiental, o governador Eduardo Campos fez a palestra magna "Água e Sustentabilidade", na cerimônia de entrega dos prêmios.

O evento foi realizado pela Casa Brasil e Jornal do Brasil, com estruturação técnica do Sistema Firjan, apoio da Invepar, Light e apoio institucional do Ministério do Meio Ambiente. O Jornal do Brasil contratou a empresa Play Movie Produções para realizar as filmagens da premiação.

A cerimônia contou com a presença de personalidades e autoridades. Flávio Almada, presidente do MetrôRio, recebeu o prêmio de "Destaque em Mobilidade Urbana" em nome da empresa. As empresas concorreram nas categorias Ar, Água, Biodiversidade/Florestas, Educação Ambiental, Resíduos, Eficiência Energética, Ecoturismo e Melhor Ação de Comunicação Social em Meio Ambiente. O secretário executivo do prêmio, Ivan Sá Earp de Mello e Silva, explicou que alguns dos critérios levados em conta  foram a capacidade de replicabilidade, a criatividade da iniciativa e a otimização dos recursos naturais.

Confira a lista das companhias premiadas na ocasião:

Categoria Água: FIAT Automóveis S.A

Categoria Ar: Celulose Irani S/A

Categoria Biodiversidade e Florestas: Associação Vale para o Desenvolvimento Sustentável - Fundo Vale

Categoria Resíduos: GDS  

Categoria Educação Ambiental: Eletrobras Furnas 

Categoria Eficiência Energética: Eletrosul Centrais Elétrica S.A

Categoria Ecoturismo: Estação Charitas Bar e Restaurante Ltda

Categoria Comunicação Social: Eletrobras Furnas