O jornal norte-americano New York Times lançou uma coluna nesta terça-feira, escrita por uma mulher brasileira. Vanessa Barbara chama atenção para a misoginia da sociedade brasileira e como homens e mulheres ainda não são iguais no país.
A publicação lembra da pesquisa realizada pelo IPEA, na qual 26% dos brasileiros concordaram que mulheres que usam roupas decotadas merecem ser abusadas sexualmente. Já 59% disseram acreditar que haveria menos estupros se as mulheres soubessem se comportar. Vanessa chama atenção para a forte sexualização das mulheres, ressaltando o Carnaval e o turismo sexual.
Ela também infere que as pessoas no Brasil são obcecadas pela beleza e que o país é o segundo no mundo no número de cirurgias plásticas, só ficando atrás dos Estados Unidos. Porém, uma observação: essa pressão é direcionada principalmente às mulheres. A brasileira diz, ainda, que ganha de 35% a 50% menos do que seus colegas homens.
A coluna denuncia que, segundo a ONU, uma mulher é abordada sexualmente a cada 15 segundos em São Paulo. Em 2011, um relatório do governo descobriu que 43% de todas as mulheres já sofreram algum tipo de violência em casa. Vanessa defende que, apesar da Lei Maria da Penha, ainda há muito a ser feito.