Revalida 2013: segunda fase será aplicada neste fim de semana no DF

A segunda fase do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeiras (Revalida) ocorre neste fim de semana em Brasília. No sábado e domingo serão aplicados os testes de habilidades clínicas, nos quais os participantes realizam simulações de atendimento médico.

Conforme prevê o edital, para participar desta etapa, os 155 candidatos aprovados na primeira fase (9,72% do total de participantes) tinham de pagar a taxa de inscrição (R$ 300) até 4 de novembro.

"Atendendo à legislação brasileira sobre a revalidação dos diplomas obtidos no exterior, o Revalida tem a participação de 37 instituições de educação superior públicas que buscam ter um critério único para o processo", explica o presidente do Inep, Luiz Cláudio Costa.

O resultado da primeira fase pode ser conferido pelos candidatos na página do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). As provas objetiva e discursiva do exame ocorreram em agosto, com a participação de 1.595 médicos com diploma obtido no exterior.

Histórico O Revalida é aplicado anualmente desde 2011. O exame é orientado pela Matriz de Correspondência Curricular para Fins de Revalidação de Diplomas de Médico Expedidos por Universidades Estrangeiras. A avaliação foi criada como uma estratégia de unificação nacional do processo e é referência de utilização de parâmetros igualitários da formação médica no país, em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de Medicina.