Mensalão: Barbosa pressiona para mudar juiz que executa penas

O jornal Estado de S. Paulo informa neste domingo que o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, está insatisfeito com o juiz Ademar Silva de Vasconcelos, da Vara de Execuções Penais do Distrito Federal, e quer tirar das mãos dele a execução das penas dos envolvidos no esquema do mensalão. 

Citando integrantes do STF, o jornal afirma que o Barbosa está pressionando o presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), Dácio Vieira, para substituir Vasconcelos do comando do processo pelo juiz substituto Bruno André Silva Ribeiro, que seria mais rígido que o colega. 

De acordo com o Estadão, Barbosa credita a Vasconcelos a demora na decisão de permitir que o deputado federal licenciado José Genoíno cumpra sua pena em prisão domiciliar devido a seus problemas de saúde. O presidente do STF teria tomado a decisão após a entrevista que Genoíno concedeu à revista IstoÉ desta semana, o que teria sido considerado um deboche no Supremo. 

Em entrevista ao Estadão, o juiz Vasconcelos se recusou a comentar a possível troca de comando do processo e afirmou que desconhecia a entrevista de Genoíno à IstoÉ.