ASSINE
search button

Começa o 6º Encontro da Rede de Bibliotecas da Justiça Eleitoral 

Compartilhar

Representantes da seção de Biblioteca de todos os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) reuniram-se, na manhã desta quinta-feira (26), no auditório I do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para a abertura e início dos trabalhos do 6º Encontro da Rede de Bibliotecas da Justiça Eleitoral (Reje). O encontro deste ano também comemora os 10 anos da Reje e se estende até esta sexta-feira (27). 

O chefe da seção da biblioteca do TSE, Geraldo Campetti, dirigiu a cerimônia de abertura e agradeceu a presença dos representantes de todos os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), além do apoio da direção geral do TSE para a realização do evento. Também estiveram presentes na mesa de abertura a secretária de Gestão de Informação do TSE, Daniela Péon Tamanini, e os representantes do comitê gestor, Sabrina Ruas Lopes e Janete Valente.

Para relembrar os fatos marcantes dos 10 anos da Reje, Campetti passou uma apresentação com fotos dos cinco últimos encontros. "Esse é um marco histórico, 10 anos da Reje. Já avançamos muito ao longo desses anos, mas ainda temos desafios, como a integração cada vez maior entre as bibliotecas. Uma rede facilita o compartilhar, e a biblioteca, além de ter o caráter informativo, também é formativa, isto é, tem uma responsabilidade de formar o cidadão", afirmou Campetti.

De acordo com João Antônio Friedrich, representante do TRE do Rio Grande do Sul, a atenção para as necessidades do cidadão é fundamental. "Esse trabalho colaborativo entre as bibliotecas tem como resultado uma maior qualidade dos serviços para o cidadão. Um dos desafios agora é o constante aperfeiçoamento com uso das novas tecnologias e estarmos atentos para o que o cidadão precisa", disse.

Entre todas as bibliotecas da Justiça Eleitoral, há, aproximadamente, 100 mil exemplares de livros que compõem o acervo distribuído em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. Segundo Daniela Tamanini, "uma das metas da Reje é a formação da Biblioteca Digital, para que todo o acervo seja digitalizado. Por isso, o tema será tratado ao longo do encontro".

O projeto de integração foi uma iniciativa da Coordenadoria de Biblioteca da Secretaria de Gestão da Informação do TSE com o objetivo de compartilhar recursos humanos, bibliográficos, de informação e de informática entre as bibliotecas da Justiça Eleitoral, de forma a ampliar e democratizar o acesso às informações na área eleitoral. A iniciativa visa à economia de recursos, à multiplicidade de informações e à eficácia de resultados, uma vez que trabalha a partir de três premissas: controle da informação, transferência da informação e cooperação.