Ministro promete ajuda e elogia 'prevenção' de SC em nova enchente

O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, prometeu ajuda "imediata" do governo federal para atender os municípios afetados pelas chuvas dos últimos dias em Santa Catarina e elogiou o "trabalho de prevenção" executado pelas autoridades locais no último final de semana.

Bezerra desembarcou na Base Aérea de Florianópolis no final da manhã e, em entrevista, elogiou o trabalho da Defesa Civil local. "Queremos fazer de Santa Catarina uma referência nacional em prevenção de desastres, que nos últimos anos afetaram tanto o Estado", disse o ministro. "Vim demostrar solidariedade e dar apoio após mais esse episódio de enchente."

Os recursos seriam usados para a reconstrução de áreas afetadas nos municípios catarinenses - atendimento às vítimas, segundo o ministro, deve ser realizado pelo governo estadual. Por mais de uma vez, ele elogiou o trabalho de órgãos no monitoramento e antecipação de eventuais problemas. "Existe este sentimento de preparação para alertas extremos", disse.

Acompanhado do governador Raimundo Colombo e da ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, o ministro realizou um sobrevoo na região do Vale do Itajaí.

Com a trégua nas chuvas, a situação do rio Itajaí-Açu começava a se normalizar no Estado. Na cidade de Rio do Sul, o nível registrado foi de 10,3 metros na medição realizada às 11h. Ao menos 22 abrigos receberam moradores e o número de pessoas desalojadas e desabrigadas passa dos 2,1 mil.