Confirmados mais nove mutirões de documentação para o Nordeste

Os mutirões de documentação da trabalhadora rural, realizados pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) em parceria com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), estarão presentes em nove municípios de quatro estados da Região Nordeste, desta terça-feira (24) a segunda-feira (30) da próxima semana.

O Programa Nacional de Documentação das Trabalhadoras Rurais (PNDTR) é uma ação fundamental para a inclusão social das trabalhadoras rurais, seja na reforma agrária ou na agricultura familiar. Por meio dos mutirões, o PNDTR atende milhares de agricultoras rurais com a emissão gratuita de documentos civis, trabalhistas, além de garantir acesso aos direitos previdenciários.

Em Alagoas, o mutirão acontecerá em Igaci, entre os dias 24 e 27. No estado da Bahia, o atendimento está sendo realizado no município de Aurelino Leal desde sábado passado (21) e termina nesta segunda-feira (23). No Ceará, serão cinco municípios beneficiados (ver relação abaixo), tendo o primeiro começado no dia 21 e o último previsto para o dia 30. Finalmente, no Rio Grande do Norte, haverá mutirões em dois municípios: Encanto (dias 24 e 25) e Frutuoso Gomes (dias 26 e 27).

De todas as regiões do País atendidas pelos mutirões, a do Nordeste é que apresenta maior demanda por documentos das trabalhadoras rurais. "Desde que os atendimentos começaram a ser realizados, em 2004, já foram emitidos mais de um milhão de documentos somente para as trabalhadoras rurais nordestinas", confirma a coordenadora do programa de mutirões do MDA, Layla Torres.