A presidente Dilma Rousseff anuncia nesta terça-feira o investimento de R$ 135,4 milhões em municípios atingidos pela seca em nove estados. O investimento faz parte do programa Água para Todos, que promete implantar sistemas simplificados de abastecimento de água que irão beneficiar 41 mil famílias comunidades rurais de baixa renda em 336 cidades do semiárido.
De acordo com o governo, o Água para Todos irá instalar 1.042 sistemas de abastecimento em Alagoas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.
Os investimentos serão repassados pelo Ministério da Integração Nacional à Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Paranaíba (Codevasf) – que atenderá às prefeituras de Alagoas, Bahia, Minas Gerais e Pernambuco; ao Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) – que será o responsável pelos municípios da Bahia, Ceará, Rio Grande do Norte e Sergipe; e à Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) – que executará o projeto nos Estados da Paraíba, Pernambuco e Piauí. Cada sistema custa em média R$ 130 mil. A previsão é que o projeto seja concluído no prazo de seis meses.
Ativo desde 2011, o programa já entregou 370 mil cisternas no semiárido. A meta do governo é entregar 750 mil cisternas até 2014. O projeto é coordenado pelo Ministério da Integração Nacional e executado pelos Ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e do Meio Ambiente, pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa), pelo Banco do Nordeste (BNB) e pela Fundação Banco do Brasil (FBB).