ASSINE
search button

Para advogado de Molina, Itamaraty teve atitude "destrambelhada"

Tibúrcio comentou telefonema que recebeu do embaixador Eduardo dos Santos 

Compartilhar

O advogado do senador boliviano de oposição Roger Pinto Molina, Fernando Tibúrcio, classificou a atitude do secretário-geral do Itamaraty, embaixador Eduardo dos Santos, como “destrambelhada”. Em entrevista nesta segunda-feira (9/9) ao Jornal do Brasil, Tibúrcio comentou o telefonema que teria recebido terça-feira passada (3) de Eduardo dos Santos que, segundo o "Blog do Josias", do Uol, teria falado em tom intimidador que se Molina  prestasse depoimento na comissão da Câmara, ele seria expulso do país. 

"Não acho que haja uma orientação do Palácio do Planalto no sentido de intimidar o senador Roger Pinto Molina. Foi a presidente Dilma Rousseff que concedeu o asilo. É muito mais lógico pensar que o Itamaraty está passando por um traumático processo de depuração e num momento como esse podem surgir atitudes destrambelhadas", disse Tibúrcio. O primeiro depoimento do senador no Brasil foi remarcado para a quarta-feira (11/9), na Justiça Federal, às 14h30min. O testemunho de Molina vai favorecer a defesa de Eduardo Saboia, ex-encarregado de Negócios do Brasil em La Paz, que coordenou a vinda do parlamentar para o Brasil. O objetivo do advogado de Saboia, Ophir Cavalcante, é preservar a prova, colhendo o testemunho do senador, após a imprensa nacional divulgar a possibilidade de o senador ser enviado a um terceiro país ou mesmo ser expulso do Brasil.

O depoimento do senador Roger Molina na Comissão de Segurança Pública estava marcado para a semana passada e teve que ser adiado. Após ser informado pelo seu advogado sobre o telefonema do embaixador Eduardo dos Santos, Molina decidiu não comparecer na comissão e enviou uma nota que foi lida por Tibúrcio: “Fatores de ordem conjuntural que serão oportunamente esclarecidos levaram o meu cliente, o senador da República da Bolívia Roger Pinto Molina, a solicitar o adiamento ao deputado Otávio Leite, presidente da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados, da audiência pública marcada para a tarde de hoje.”