Interino vai ocupar Procuradoria-Geral da República a partir de sexta-feira

Três procuradores da República disputam nesta terça-feira (13), a partir das 18h, o cargo de vice-presidente do Conselho Superior do Ministério Público Federal. São eles: Raquel Doge, Helenita Caiado e Augusto Aras. O escolhido ocupará, interinamente, a partir de sexta-feira (16) a Procuradoria-Geral da República uma vez que o titular do cargo, Roberto Gurgel, se despedirá do cargo na quinta-feira (15).  

A interinidade ocorrerá em virtude da indefinição da presidente Dilma Rousseff em relação ao nome do sucessor de Gurgel. Mesmo que faça a indicação antes de quinta-feira não haverá tempo útil para o escolhido assumir o cargo. Antes, o escolhido por Dilma terá que ser sabatinado na Comissão de Constituição e Justiça e depois aprovado no Plenário do Senado.

Em abril desde ano, a Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) enviou à presidência da República uma lista com os nomes de três procuradores eleitos pela categoria para suceder Gurgel. O subprocurador da República Rodrigo Janot foi o mais votado, seguido por Ela Wiecko e Deborah Duprat. Pela tradição, a presidente deverá escolher um desses três nomes.