Dilma inaugura neste sábado, em Porto Alegre, o 1º aeromóvel do país

A presidente Dilma Rousseff participa na manhã do próximo sábado, em Porto Alegre (RS), da cerimônia de início das operações a linha do aeromóvel entre a estação Aeroporto da Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre (Trensurb) e o Terminal 1 do Aeroporto Internacional Salgado Filho. Projeto pioneiro no País, com tecnologia nacional, o aeromóvel se movimenta com a energia gerada por um ventilador movido por um motor elétrico. Anda sobre trilhos, em rodas de aço, graças a uma "vela" posicionada sob seu assoalho, que é empurrada em um duto localizado dentro da via elevada.

O evento de inauguração ocorre a partir das 9h, junto à estação do aeromóvel localizada na área do aeroporto. A partir da inauguração, tem início a operação assistida da linha de 814 metros, que tem previsão de duração de até 90 dias. A operação ocorrerá em horário reduzido, das 10h às 16h, de segunda a sexta-feira, sem cobrança de passagem. Durante esse período, o funcionamento estará ainda sob responsabilidade da empresa contratada pela Trensurb, a Aeromovel Brasil S.A.

Dois veículos, um com capacidade para 150 passageiros (em processo de finalização da automação) e outro para 300 (com chegada prevista para setembro), irão operar alternadamente conforme a demanda, percorrendo o trajeto em dois minutos. O valor total do projeto é de R$ 37,8 milhões.

Quando a operação plena tiver início, os usuários que embarcarem no aeromóvel no terminal junto ao aeroporto irão adquirir a passagem (no valor de R$ 1,70), que dará direito ao transporte na linha da Trensurb sem cobrança adicional. Da mesma forma, quem desembarcar na Estação Aeroporto da Trensurb poderá utilizar o aeromóvel para se deslocar até o aeroporto sem pagar nova tarifa.

Projeto é concluído 31 anos após idealização

Os recursos necessários para implementar o projeto (R$ 37,8 milhões) foram investidos pelo governo federal. O projeto do aeromóvel vai possibilitar maior integração para o transporte público da região metropolitana de Porto Alegre e será oferecido como um serviço gratuito aos usuários da Trensurb. A ligação direta deve beneficiar também funcionários da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) que percorrem o caminho até o aeroporto diariamente. Quanto ao número de passageiros, a Trensurb estima que aproximadamente 8 mil pessoas por dia devem fazer o caminho até o aeroporto pelo aeromóvel.

"Essa tecnologia foi duramente criticada no Rio Grande do Sul, mas verificamos que o questionamento é um grande equívoco. A vantagem energética é tremenda: vale muito a pena transformar a energia elétrica em vento para empurrar (o aeromóvel)", afirmou Ernani da Silva Fagundes, superintendente de Desenvolvimento e Expansão da Trensurb, após uma viagem de testes conferida pelo Terra.

Trinta e um anos se passaram desde que a execução do projeto foi interrompida. Questões políticas, acredita o idealizador do aeromóvel; o preço do pioneirismo, acreditam os responsáveis pela implementação atual, justificando a defasagem. "Isso que a gente chama de atraso é o custo de uma inovação", defende o gestor do projeto do aeromóvel, Sidemar Francisco da Silva. "Era impossível fazer esse veículo no prazo que estava nos contratos, ele tinha que ser adaptado dentro de novos padrões e seguir todo um conjunto de regras de segurança até então não definidas", afirma o gerente de Desenvolvimento de Engenharia da Trensurb.