Após 38 anos, Curitiba volta a registrar neve nesta terça-feira

As cenas da neve na capital paranaense em julho de 1975, são sempre relembradas em tempos de muito frio na capital paranaense. Nesta terça-feira, muitos curitibanos e moradores da região metropolitana de Curitiba (PR) puderam relatar que viram neve novamente ou pela primeira vez. Foram poucos minutos, mas o suficiente para deixar os casacos com flocos brancos. 

O Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) confirmou a ocorrência de pequenos flocos de neve em alguns bairros de Curitiba e de chuva congelada em quase toda a capital paranaense. Também nevou em Araucária e em São José dos Pinhais, na região metropolitana.

Em Curitiba, por volta das 8h, a temperatura era de 1°C, mas com sensação térmica de -5°C, de acordo com o Climatempo. Foi o dia mais frio do ano e há muito tempo não se via um frio tão intenso na cidade. No calçadão da rua XV de Novembro, no centro, o movimento estava bem abaixo do normal. Poucos se arriscaram em sair no frio e na chuva. Quem não teve alternativa precisou se agasalhar bastante e tirar o guarda-chuva da bolsa.

Entre a segunda e a terça-feira foram confirmados registros de neve em nove cidades do Paraná, entre elas Guarapuava, União da Vitória, Pinhão e São Mateus do Sul. Houve acúmulo de neve nas cidades da região centro-sul do Estado.

Na noite de segunda-feira, a BR-277, que corta o Paraná, foi interditada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) por causa da neve e dos riscos que poderia causar aos condutores. A pista já foi liberada, mas ainda há gelo e a PRF orienta cautela aos motoristas.