Datafolha: população católica no Brasil cai de 64% para 57%

O papa Francisco desembarca nesta segunda-feira em um país ainda majoritariamente católico, mas onde a presença do catolicismo diminuiu de forma acentuada com o avanço dos evangélicos nas últimas décadas. Segundo o Datafolha, 57% da população segue a religião católica - patamar mais baixo da história do país. Essa parcela atingia 64% dos brasileiros em 2007 e 75% em 1994. 

A pesquisa mostra que esses fiéis que pouco vão às missas, contribuem menos com a igreja financeiramente que os evangélicos e são mais liberais, demonstrando maior tolerância em relação a temas como o casamento gay e a adoção de crianças por casais do mesmo sexo, alvos da condenação do Vaticano. As informações são do jornal Folha de S.Paulo.

As conclusões vêm de pesquisa do Datafolha realizada nos dias 6 e 7 de junho, com 3.758 entrevistados em 180 municípios do Brasil. A margem de erro dos resultados é de dois pontos percentuais. 

O papa chega ao Rio em um momento histórico, após uma onda de protestos que começou a sacudir o país em junho e na semana passada voltou a assustar as autoridades envolvidas com a segurança do papa e os preparativos da Jornada. 

Com expectativa de receber mais de 5 milhões de fiéis do mundo inteiro, a Jornada Mundial da Juventude pode se tornar símbolo da nova direção que o papa quer imprimir à igreja para reagir à perda de fiéis.