Correios lança Programa de Prevenção a Fraudes

Os Correios lançaram nesta quinta-feira (4) Programa de Prevenção a Fraudes (PPF), que propõe monitoramento contínuo e transparente dos processos a fim de evitar a ocorrência de erros e fraudes nas operações realizadas pela empresa. 

O chefe do Departamento de Auditoria, José Luis Boll, disse que a ação é inédita nas empresas públicas brasileiras. “No exterior, a prevenção às fraudes é um debate corrente na atuação da auditoria interna e com o lançamento do PPF os Correios são pioneiros na implantação de um programa de prevenção na administração pública federal”, enfatizou. 

Segundo o presidente dos Correios, Wagner Pinheiro de Oliveira, a auditoria interna deve fazer prevenção, controle interno e monitoramento apoiando o trabalho das diversas áreas da empresa. 

A ECT está reestruturando sua auditoria interna. Para isso, foi implantada especialização por áreas, como Recursos Humanos, Licitações e Contratos, entre outras. O PPF contribui com estas ações para o fortalecimento do sistema de controles internos.

 Entre as ações do programa, está a criação de cartilhas voltadas para os gestores de diversas áreas como licitações, patrocínios, operações etc. A primeira cartilha já está disponível no site dos Correios (https://www.correios.com.br/sobreCorreios/empresa/programaPrevencao/default.cfm).