Tá nas redes: perfis falsos convocam greve geral para dia 1º

Em meio aos protestos que mobilizam o país nas últimas semanas, denúncias levantam suspeitas sobre o excesso de perfis, supostamente falsos, que convocam uma greve geral para o dia 1º de julho. A paralisação está sendo divulgada pelo Facebook. "Vamos mostrar ao governo que quem faz um país é o povo, e não os políticos", diz um dos textos, criado por perfil com o nome de Chamone Real.

Essas convocações para a greve estão sendo feitas sem o conhecimento das centrais sindicais, que sequer cogitaram essa possibilidade até o momento. 

Em outra página, uma foto reproduzindo uma cena do filme V de Vingança, faz referência direta ao grupo Anonymous, mas as causas pelas quais os dois grupos dizem estar lutando não são as mesmas.

Em vídeo divulgado na internet, na terça-feira, o Anonymous listou suas cinco bandeiras, que são diferentes das causas enumeradas pelos organizadores da suposta greve geral. 

O texto de um desses perfis cita como motivações para a paralisação o fim da roubalheira, um salário mínimo decente, a redução salarial dos cargos político, entre outras causas.

Em outra comunidade, a justificativa para a convocação da greve geral é fazer com que o país fique um dia sem girar a economia, sem dar lucro a burgueses e corruptos. "Assim o governo irá prestar atenção de que não estamos de brincadeira", conclui o texto.