ASSINE
search button

Centrais definem pauta para encontro com Dilma

Agenda vai discutir mobilização dos trabalhadores nas ruas

Compartilhar

As centrais sindicais reúnem-se nesta terça-feira (25/6) para definir uma pauta de discussão para levar à presidente Dilma Rousseff. Entre as propostas que serão debatidas está a mobilização de trabalhadores nas ruas das principais capitais do país e uma posição conjunta das centrais em relação ao projeto de lei 4330. De autoria do deputado Sandro Mabel (PMDB-GO), o projeto amplia a terceirização em detrimento da contratação direta.

De acordo com o secretário geral da Força Sindical, João Carlos Gonçalves, o Juruna, a entidade vai levar para a reunião várias outras propostas que englobam a redução da jornada semanal para 40 horas; fim do fator previdenciário; melhoria dos benefícios aos aposentados. Já com relação ao PL 4330, a Força diverge da CUT e defende uma negociação com a presidente e com o Congresso para que os trabalhadores não sejam prejudicados.

O projeto 4330 para a CUT, no entanto, é uma questão crucial por prejudicar as relações trabalhistas. De acordo com a Central, o projeto deveria ser rejeitado totalmente pelo Congresso. De acordo com assessores da entidade, com a ida dos jovens para as ruas, há uma grande chance esse projeto entrar na pauta das manifestações justamente por prejudicar ainda mais aos trabalhadores que estão ingressando no mercado.

Os sindicalistas defendem ainda mais reuniões com Dilma Rousseff que, desde que assumiu a presidência, mantém uma posição distante das centrais sindicais. Para Juruna, o afastamento da presidente em relação as entidades sindicais explica, em parte, a rejeição que ela vem sofrendo dos eleitores. A reunião desta terça será às 9h30, na sede da União Geral dos Trabalhadores (UGT) no bairro de Bela Vista, em São Paulo. Deverão participar, além de CUT, Força Sindical e UGT, a Nova Central Sindical e Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB).