Itamaraty terá abraço simbólico com presença de Patriota

Após as manifestações da noite desta quinta-feira em Brasília, que terminaram com a depredação de prédios e construções públicas, os funcionários do Palácio do Itamaraty vão realizar um abraço simbólico ao redor do prédio. O ministro das Relações Exteriores, Antônio Patriota, confirmou presença do ato, que começa às 17h desta sexta-feira.

Na noite de ontem, após confronto com policiais, um grupo de vândalos saiu do gramado do Congresso Nacional com destino ao Palácio do Itamaraty. Eles atravessaram as rampas, entraram no espelho d'água e chegaram a invadir a garagem do prédio. O grupo jogou pedaços de pau, pedras, bombas, ateou fogo e subiu no Meteoro, escultura símbolo do prédio. Pelo menos 25 vidraças foram quebradas.

Na manhã de hoje, peritos da Polícia Federal (PF) estiveram no prédio para avaliar os danos e prejuízos causados pelos vândalos. A PF será a responsável por identificar e abrir inquérito contra as pessoas que causaram os danos a um dos prédios mais visitados de Brasília. 

O Itamaraty é um dos três edifícios onde funciona o Ministério das Relações Exteriores e é obra do arquiteto Oscar Niemeyer.