Sistema de Seleção Unificada tem cerca de 800 mil estudantes inscritos

Cerca de 800 mil estudantes já estão inscritos no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do segundo semestre. De acordo com  ministro da Educação, Aloizio Mercadante  este ano o Sisu teve 788.819 estudantes inscritos. As inscrições terminaram sexta-feira (17) e foram feitas exclusivamente pela internet. Nesta edição do Sisu foram ofertadas 39.724 vagas em 54 instituições públicas de ensino superior. O número equivale a quase 20 candidatos por vaga.

Como cada estudante pode escolher até duas opções de curso, o número de inscrições chegou a 1.527.446. Em relação às cotas, 42,40% dos inscritos são cotistas – 334.461 estudantes, todos egressos da escola pública.  

O Ministério da Educação (MEC) divulgou, também nesta segunda-feira, a lista com os selecionados na primeira chamada do Sisu, no site do programa.

Os candidatos pré-selecionados em primeira chamada deverão comparecer às instituições de ensino nos dias 21, 24 e 25 próximos para fazer a matrícula. A segunda chamada deve ser divulgada em 1º de julho, com matrícula nos dias 5, 8 e 9 do próximo mês. Quem não for convocado em nenhuma das chamadas poderá aderir a uma lista de espera, no próprio site do Sisu, entre os dias 1º e 12 de julho.

"Não basta se inscrever. Os estudantes podem perder, a vaga se não fizerem a matrícula", reforçou o ministro Aloizio Mercadante.

O Sisu foi desenvolvido pelo MEC para selecionar candidatos às vagas das instituições públicas de ensino superior pela nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A seleção é feita pelo sistema com base na nota obtida pelo candidato.

Com Agência Brasil