O professor de economia e Prêmio Nobel da Paz de 2006, o bengalês Muhammad Yunus, propôs nesta segunda-feira, durante uma palestra em São Paulo, a criação de um reality show na TV protagonizado por pessoas que tentam criar negócios próprios para deixar de receber dinheiro do Bolsa Família.
"Por que não criar um programa de televisão que mostre entre cinco ou dez pessoas que recebem dinheiro do Bolsa Família tentando deixar de receber a verba do governo? Mesmo que nem todos consigam, certamente empreendedores irão ver isso na televisão e poderão se interessar em investir nessas ideias", disse Yunus, na sede da Escola Superior de Propaganda e Marketing(ESPM). As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
O economista reconhece a importância do programa, mas indica que é preciso criar alternativas para os beneficiários conquistarem o próprio dinheiro. "A Europa sofre com isso. A segunda e terceira gerações que receberam benefícios sociais dos governos começaram a se acomodar, ficaram dependentes. Não temos que tirar as pessoas do Bolsa Família e sim dar subsídios para elas saírem por conta própria", falou Yunus, que veio ao Brasil para inaugurar o Centro Acadêmico de Negócios Sociais em parceria com a ESPM .
Conhecido como banqueiro dos pobres, o bengalês é fundador do Grameen Bank - instituição especializada em microcrédito que criou em Bangladesh, em 1976.