Na serra catarinense, município atrai turistas com fazendas históricas, cultura nativista, gastronomia serrana e a tradicional Festa Nacional do Pinhão
Maior município em extensão territorial de Santa Catarina, Lages é conhecida nacionalmente como a Capital do Turismo Rural e a terra da Festa Nacional do Pinhão. Uma das cidades pioneiras do turismo rural no país, anualmente recebe milhares de visitantes em suas fazendas durante o inverno – quando o frio seco é intenso, ocorrem seguidas geadas e eventualmente até neva – para vivenciar o autêntico estilo de vida tropeiro.
Demarcadas por taipas (muros de pedra engenhosamente construídos pelos pioneiros da região), essas fazendas continuam desenvolvendo suas atividades, costumes e tradições herdados dos antigos tropeiros que cruzavam a região: a lida do gado no campo, a ordenha, a cultura nativista, a típica gastronomia serrana pautada em produtos regionais frescos, a prosa em volta do fogo de chão, a autêntica “sapecada” (pinhões na brasa).
As atrações da temporada de inverno em Lages incluem a hospitalidade do povo serrano, as cavalgadas pela preservadíssima Coxilha Rica (histórica rota de tropeiros na serra catarinense, repleta de belezas naturais), a cultura nativista estampada no camargo matinal (leite ordenado diretamente num copo com café), no chimarrão, nos trajes campeiros e nas violas e gaitas de fole tocando vaneirões, etc.
A autêntica culinária campestre tem seu ícone: o entrevero, prato típico de Lages que leva pinhão cozido, carne bovina, calabresa, cebola, pimentões, bacon e tomates. Mas há mais delícias, como o frescal (carne bovina curada), a canjica de milho, feijão tropeiro, a quirera, o churrasco de costela bovina, doce de jila e muitas outras iguarias.
Mas ainda há mais: até dia 2 de junho Lages hospeda sua 25ª Festa Nacional do Pinhão, no Parque do Conta-Dinheiro, centro da cidade. Além da gastronomia típica (farofa de pinhão, escondidinho de pinhão, etc), e, claro, do frio, as atrações incluem a tradicional Sapecada da Canção Nativa (concurso musical de ritmos como milongas, vareirões e chamamés – os vencedores gravam um CD) e shows com medalhões da MBP – este ano, a grande atração é Gilberto Gil, que divide holofotes com Fábio Junior, Fernando e Sorocaba, Zezé de Camargo e Luciano, Só Pra Contrariar e outros grandes nomes.
Fazendas de turismo rural
Fazenda do Barreiro
www.fazendadobarreiro.com.br - Tel.: (49) 3222-3031
Fazenda Pedras Brancas
www.fazendapedrasbrancas.com.br - Tel.: (49) 3223-2073
Pousada Refúgio do Lago
www.pousadarefugiodolago.com.br - Tel.: (49) 3223-1416
Fazenda Dourado
www.fazendadourado.com.br - Tel.: (49) 8814-9881
Gasthaus Casa de Campo
www.gasthauslages.com.br – Tel.: (49) 9119-6073