Foto mostra Kim Jong-un com possível mapa de alvos nos Estados Unidos

Fotos divulgadas nesta sexta-feira pela Coreia do Norte mostram o líder Kim Jong-un dentro de seu centro de comando militar assinando a ordem de colocar foguetes em estado de prontidão para atacar o território americano. As imagens, publicadas no jornal estatal Rodong, mostram o presidente cercado por seus generais com mapas e diagramas em larga escala dos Estados Unidos. Neles, estariam apontados alvos do possível ataque norte-coreano: as cidades de Washington D.C., Los Angeles, Atlanta e Honolulu (Havaí).

Um gráfico marcado como "plano de ataque aos Estados Unidos" em caracteres coreanos aparece no fundo de uma das fotografias, feita durante uma reunião de emergência em local não revelado. Em seu habitual tom belicista, os meios norte-coreanos publicaram ontem que seu líder, Kim Jong-un, ordenou apontar seus mísseis para atacar a "qualquer momento" alvos dos Estados Unidos e da Coreia do Sul.

Além do mapa que traça linhas sofre o território americano, outro fato chamou a atenção na mesa de trabalho de Kim Jong-un: um computador que parece um iMac, da Apple. A empresa mantém um embargo comercial na Coreia do Norte, e chama atenção para o meio como o produto foi obtido, além de revelar um paradoxo em meio à tensão entre o país comunista e seus rivais dos Estados Unidos. Em fevereiro, uma foto do líder norte-coreano usando um smartphone já havia provocado muita especulação sobre a origem do aparelho.