SP: bebê de 4 meses é operado por infecção após aplicação de vacina

A prefeitura de Guarujá (SP) e a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo investigam o atendimento dado a um bebê de 4 meses que foi operado e está internado há uma semana no Hospital Santo Amaro, após receber uma vacina na Unidade de Saúde da Vila Zilda. Segundo a família da menina, a técnica de enfermagem responsável pelo procedimento teria aplicado a dose no lugar errado, provocando uma infecção em uma das pernas. As informações são daTV Tribuna.

Segundo Fernando Kepka, pai da criança, a técnica de enfermagem avisou a família que no dia seguinte o bebê teria uma reação ao medicamento, o que de fato aconteceu. Porém, o problema permaneceu na perna esquerda, que apresentava um vergão roxo. Quatro dias após a aplicação da vacina, os pais voltaram ao mesmo posto de saúde e, insatisfeitos com o atendimento, procuraram outra unidade médica, onde um laudo apontou uma infecção. A criança foi encaminhada ao Hospital Santo Amaro. Os médicos tiveram de drenar o líquido que ficou alojado na perna do bebê, que teve de ser submetido a uma microcirurgia. 

Segundo a prefeitura de Guarujá, a funcionária que aplicou a medicação está afastada de suas funções, aguardando o laudo do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) de São Paulo, que confirmará se a infecção foi ou não provocada pela aplicação da vacina.