Inmetro lança edital com 60 bolsas para profissionais

Brasília – O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) lançou edital hoje (26) com 60 bolsas para profissionais, que atuem no país ou no exterior, desenvolverem atividades no instituto. Os trabalhos poderão ser realizados também em outras instituições acadêmicas, tecnológicas ou de inovação, incluindo empresas públicas e privadas, desde que assinem Acordo de Cooperação com o Inmetro. 

O candidato à bolsa deverá ter formação adequada, compatível com o nível da bolsa solicitada e com experiência comprovada no tema da proposta, além de possuir habilidade e aptidão específica essencial à execução de projeto de pesquisa. Os critérios e níveis de formação necessários variam desde estagiários técnicos de ensino médio, até pesquisadores com títulos de doutorado.

Entre os critérios de seleção está o desenvolvimento de temas que contribuam para fortalecer a missão institucional do Inmetro, que é “prover confiança à sociedade brasileira nas medições e nos produtos, através da metrologia e da avaliação da conformidade, promovendo a harmonização das relações de consumo, a inovação e a competitividade do país”.

As 60 bolsas serão divididas em três fases de inscrição, com 20 bolsas em cada fase. A primeira fase começa hoje e vai até o dia 26 de abril. As outras duas fases terão inscrições começando no início de julho e setembro.

As bolsas terão duração de 12 meses podendo ser prorrogadas no máximo três vezes. A lista completa com os documentos a serem entregues ao Inmetro está no Diário Oficial da União.