ASSINE
search button

Manoel Dias será o substituto de Brizola Neto no Ministério do Trabalho

Compartilhar

A presidente Dilma Rousseff fez nesta sexta-feira sua primeira substituição na Esplanada dos Ministérios, trocando o pedetista Brizola Neto pelo secretário-geral da legenda, Manoel Dias (SC), no comando do Ministério do Trabalho e Emprego.  A posse de Dias como ministro está marcada para este sábado, no Palácio do Planalto.

As outras substituições esperadas incluem pastas do PMDB, que passará a comandar seis ministérios, em vez de cinco. A Secretaria de Aviação Civil deverá passar para as mãos do partido. Hoje, a pasta é comandada pelo técnico Wagner Bittencourt, que não tem partido político.

A presidente está conversando neste momento com os partidos. Na manhã desta sexta, ela se reuniu com o vice-presidente, o peemedebista Michel Temer, para aparar as últimas arestas sobre a participação da legenda nos ministérios.

Manoel Dias

Manoel Dias já havia sido cotado para comandar o Ministério do Trabalho quando Carlos Lupi caiu por denúncias de corrupção. Atual secretário-geral do PDT e presidente estadual da legenda em Santa Catarina, Manoel Dias é um pedetista histórico e ajudou a fundar o partido em 1980 ao lado de Leonel Brizola e da atual presidente Dilma Rousseff.

Pela militância em comum na fundação do partido, Manoel Dias e Dilma Rousseff têm boa relação. Desde 1969, quando teve o mandato de deputado estadual cassado pelo Ato Institucional nº 5 (AI-5), Dias está afastados as atividades parlamentares, dedicando-se atualmente à questão partidária.