Massa de ar seco predomina e dia será de sol no Sul do país

Uma forte massa de ar seco predomina sobre o Sul do Brasil e inibe a formação de nuvens de chuva. Segundo a Climatempo, outra massa de ar seco deixa o tempo firme entre o centro-norte da Bahia até o Rio Grande do Norte. No Sudeste, uma frente fria na costa do Espírito Santo ainda espalha muitas nuvens sobre o Estado e também sobre Minas Gerais. No leste e no sul de São Paulo o ar fica mais seco nesta sexta-feira e o sol predomina. 

Demais áreas do país, o tempo abafado e úmido forma nuvens carregadas que provocam pancadas de chuva principalmente durante a tarde.

Confira a previsão do tempo por região:

Sul

O ar seco, de origem polar, predomina sobre o Sul. Quase toda a Região tem um dia com sol forte e algumas nuvens, mas sem chuva. Noite fresca e calor no restante do dia. O litoral do PR e o vale do Itajaí podem ter chuva rápida.

Sudeste

Frente fria no ES mantém áreas de instabilidade sobre o Sudeste. O ES, a maior parte de MG e o RJ têm períodos com sol e pancadas de chuva que podem ser fortes. Não chove no sul e leste de SP. Calor e chuva à tarde no interior paulista.

Centro-Oeste

O forte aquecimento e a umidade elevada favorecem a formação de áreas de instabilidade, que espalham nuvens carregadas sobre o Centro-Oeste. Chove várias vezes do longo do dia em MT, GO e DF. Pode chover forte. O MS tem pancadas de chuva à tarde.

Nordeste

O ar seco é predominante no Nordeste. O sol aparece forte em toda a Região. Pancadas de chuva moderadas ocorrem no MA, PI, no litoral e norte do CE, oeste e sul da BA. Chove rápido no litoral do RN até PE.

Norte

Dia de sol forte e pancadas de chuva a partir da tarde em RR, norte do PA, AP e TO. As demais áreas da Região têm um dia com muitas nuvens, períodos com sol e pancadas de chuva a qualquer momento. Há risco de chuva forte.