Ar quente predomina no Sul e Sudeste, mas deve chover no fim da tarde

Sistema forma nuvens carregadas que podem provocar pancadas de chuva

O fluxo de ar quente e úmido que chega do Norte do país favorece o crescimento de nuvens carregadas em grande parte do Centro-Oeste, Sudeste e Sul do país que provocam pancadas de chuva. O sábado (17) terá chuva que pode ser forte entre o norte do Rio Grande do Sul até o Paraná. Os temporais de verão podem voltar a ocorrer a partir da tarde também em São Paulo. No Espírito Santo, no leste e nordeste de Minas Gerais o ar está mais seco e deixa o tempo firme e quente. Tempo aberto e quente também entre o centro-norte da Bahia até Pernambuco. Confira a previsão por região:


Região Sul

Áreas de instabilidade atuam sobre o Sul. Quase toda a região tem sol, aumento de nuvens e pancadas de chuva à tarde e à noite, que podem ser fortes. Não chove no sul do Rio Grande do Sul. No oeste e norte de Santa Catarina, sul, oeste e leste do Paraná, chove já pela manhã.

Região Sudeste

O ar quente predomina no Sudeste. Faz calor o dia todo. A maior parte da região tem um dia com sol, calor, aumento de nuvens e pancadas de chuva à tarde e à noite. Pode chover forte em São Paulo. Não chove no Espírito Santo nos vales dos rios Jequitinhonha e Doce, em Minas Gerais.

Região Centro-Oeste

O ar quente e úmido predomina no Centro-Oeste e nuvens carregadas crescem na região. O sol aparece forte. A chuva ocorre à tarde e à noite na maior parte da Região. Chove também de manhã no centro-norte de Mato Grosso. Risco de chuva forte em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Região Nordeste

Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) provoca muitas nuvens e chuvas moderadas no MA, norte do Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte Dia com sol e sem chuva no Recôncavo, norte/noroeste da Bahia, Sergipe, Alagoas e interior de Pernambuco. As demais áreas têm sol e chuva rápida.

Região Norte

Áreas de instabilidade se intensificam no Norte. A maior parte da região tem um dia com muitas nuvens, períodos com sol e pancadas de chuva a qualquer hora. Pode chover forte. No Tocantins e no AC só deve chover a partir da tarde.