Após 58 dias detida em um abrigo para adolescentes em Miami, nos Estados Unidos, uma brasileira de 16 anos foi autorizada ontem a voltar ao Brasil. A chegada da estudante no Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, na Grande São Paulo, é aguardada para a manhã de hoje.
A adolescente saiu da capital paulista na noite de 26 de novembro. Ela pretendia visitar uma parente, que vive em Miami há dez anos, ir à Disney e assistir a um show do cantor sertanejo Luan Santana. A garota tinha passaporte e visto para turista em ordem, mas se esqueceu de alguns documentos.
Como viajou sem os pais, ela precisava apresentar uma carta, escrita em inglês, que transferia sua guarda temporariamente para a tia-avó, Marli Volpenhein. Agentes da imigração que trabalham no Aeroporto de Miami estranharam o fato de a adolescente ter programado a passagem de volta para 26 de maio, 180 dias após o início da viagem - seis meses é o prazo máximo de estada para um turista. Além disso, a estudante não tinha como comprovar como manteria os custos da viagem. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
A suspeita era de que a jovem pretendesse trabalhar no país. Por ser menor de idade, ela ficou sob tutela do Estado americano e foi encaminhada para um abrigo chamado Children’s Village. Lá, frequentou a escola, destinada a imigrantes, e teve acompanhamento de uma assistente social. Até as 20h de quarta-feira a mãe da garota, a balconista Alexsandra Aparecida da Silva, 36 anos, ainda não havia sido informada oficialmente do horário que a jovem chegaria a São Paulo.
O serviço consular entrou em contato com ela ao longo da tarde e disse que voltaria a telefonar quando os dados do voo fossem liberados pelas autoridades americanas.