Com apenas 3 dias sem chuva, SP atinge 54% da média de janeiro

O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da prefeitura de São Paulo informou nesta segunda-feira que, do dia 1º até as 7h de hoje, choveu na capital paulista 54% da média esperada para todo o mês. Segundo o CGE, em apenas três dias de janeiro não houve precipitação.

A média climatológica esperada para janeiro em São Paulo é de 271,5 mm de chuva. Até o momento, a capital registra 146,3 mm. Apenas os dias 4, 7 e 11 não registraram chuva, sendo o dia 16 de janeiro o mais chuvoso do ano até o momento, com 23,2 mm - equivalente a 9% da média mensal.

O acumulado de chuvas neste ano segue abaixo do mesmo período de 2012, quando, dentro dos mesmos 21 dias, São Paulo registrou 189,9 mm. De acordo com o meteorologista do CGE Michael Pantera, dois fatores contribuíram para o volume precipitado neste mês. 

"O verão e suas condições típicas, como o sol e o calor, trouxe chuvas no fim da tarde. E também tivemos a zona de convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que deixou o tempo mais fechado nos últimos dias e trouxe sensação de frio para a época do ano", afirmou.