Carreta com produto tóxico tomba e interdita BR-101

A rodovia BR-101 foi interditada nos dois sentidos na altura do km 238, próximo à localidade de Timbuí, em Fundão (ES), após o tombamento de uma carreta que transportava carga tóxica na manhã desta segunda-feira. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, não há previsão para a liberação do tráfego. 

O acidente ocorreu por volta das 7h30 perto da divisa entre os municípios de Fundão e Serra, no sentido Bahia. Segundo a PRF, a carreta com produto tóxico se deparou com trânsito lento no local e, para evitar uma colisão com um caminhão que estava à frente, o condutor desviou para o acostamento. "Ele não teve sucesso e acabou colidindo na lateral com o outro veículo e um pórtico que há na região e tombou na pista", explicou o inspetor Alexander Valdo Lemos. 

O caminhão transportava latões com tolueno diisocianato, material usado na indústria química. Parte do líquido vazou e técnicos do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) foram chamados para avaliar como deve ser feita a remoção do produto e avaliar os danos.  

"O líquido é explosivo em contato com a água e libera um gás tóxico. O produto é corrosivo e causa ardência nos olhos, por isso a área está completamente isolada", alerta Lemos. 

Por volta das 11h30, era registrado cerca de 10 quilômetros de congestionamento em ambos os sentidos da BR-101. A orientação da PRF é que os motoristas de veículos de passeio ou de caminhões leves optem pela ES-010, que passa pelo litoral.