Até as 19h desta quinta-feira, 358.939 candidatos se inscreveram no Programa Universidade para Todos (Prouni). Foram 692.461 inscrições - cada estudante pode escolher duas opções de curso - até o mesmo horário. No primeiro semestre deste ano, o Ministério da Educação (MEC) oferece 162.329 bolsas (o número aumentou desde a abertura das inscrições, quando eram 144 mil) distribuídas em 12.159 cursos de 1.078 instituições de todo o País. Os candidatos podem se inscrever no site do programa. A consulta das vagas disponíveis está disponível na página do Prouni.
O Prouni oferece a estudantes de baixa renda bolsas integrais e parciais (50% da mensalidade) em instituições particulares de educação superior. Podem se inscrever egressos do ensino médio da rede pública ou alunos que estudaram em colégio particular com bolsa integral da própria escola.
Os candidatos à bolsa integral devem comprovar renda familiar por pessoa de até um salário mínimo e meio (R$ 1.017). Para concorrer à parcial, a renda familiar deve ser de até três salários mínimos (R$ 2.034) por pessoa. Professores da rede pública e que estão em exercício na educação básica, além de integrantes de quadro de pessoal permanente de instituição pública, estão dispensados dos requisitos de renda.