Sisu: número de inscritos supera o total registrado ano passado

Segundo balanço divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) divulgado nesta sexta-feira, o número de inscritos na primeira edição de 2013 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) superou o total do ano passado com 1.762.890 candidatos inscritos. Em 2011, o Sisu alcançou 1.757.399 inscritos até as 23h59 da sexta-feira, horário em que as inscrições se encerram.

Em relação ao número de inscrições, o Sisu este ano já registrou 3.428.147 – cada candidato pode definir duas opções de curso. Enquanto na edição de 2011, as inscrições totais foram de 3.411.111.  Na primeira edição deste ano, a oferta é de 129.319 vagas — 18% a mais em relação a 2012 —, em 3.752 cursos. Ao todo, 101 instituições públicas de educação superior selecionam estudantes por meio do Sisu neste primeiro semestre.

Para que os candidatos possam acompanhar suas chances nos cursos escolhidos, o Sisu divulga, uma vez por dia, a nota de corte para cada curso e turno. Até esta sexta-feira, o candidato pode mudar as opções. O sistema reconhecerá a última inscrição confirmada.  Veja as maiores notas de corte e as instituições mais procuradas.

O último balanço disponível aponta que as maiores notas de corte no Sisu, até o momento, estão em cursos de medicina pela ampla concorrência. Na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), para ser selecionado para uma das vagas deste curso lá, o candidato precisa ter pontuação mínima de 821,19. Em segundo lugar está a Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com nota de corte em medicina de 817,77. Na Federal do Paraná (UFPR), os interessados em cursar medicina precisam ter no mínimo 813,36 pontos.  

Concorrem às vagas os estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2012 e obtiveram nota na redação que não tenha sido zero. No momento da inscrição, o candidato terá de especificar, pela ordem de preferência, o curso ao qual pretende concorrer e de que forma — por meio de cotas decorrentes da Lei nº 12.711, de 29 de agosto último (Lei de Cotas), de outras políticas afirmativas adotadas pelas instituições participantes do sistema ou pela ampla concorrência.

A primeira chamada de selecionados está prevista para segunda-feira, 14. Os convocados devem providenciar a matrícula nos dias 18, 21 e 22. A segunda chamada será divulgada no dia 28 deste mês, com matrícula em 1º, 4 e 5 de fevereiro.

Os estudantes que não forem selecionados nas duas primeiras convocações podem aderir à lista de espera. As instituições de ensino participantes do Sisu usam a lista para convocar candidatos a vagas remanescentes. O prazo de adesão vai de 28 deste mês a 8 de fevereiro. Caso ainda haja vaga no curso de primeira opção, o candidato será convocado pela instituição que tenha a vaga disponível.